FORMAÇÃO BÍBLICA PAROQUIAL

Notícia: Margarida Silva | Publicação: 30/07/2019

FORMAÇÃO BÍBLICA PAROQUIAL

Fotos: Margarida Silva

Com o Tema: Igreja, Lugar da Animação Bíblica e Vida Pastoral, aconteceu na noite do dia 30 de Julho mais uma significativa  Formação Litúrgica Pastoral da nossa Paroquia. O tema proposto atende a Urgência III da Ação Evangelizadora da Forania I, fundamentada no texto do Atos dos Apóstolos que diz: “Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações”. O momento formativo foi conduzido de maneira dinâmica e muito precisa pelo Frei Vandeí Sant’Anna da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Em sua fala nos adverte para a observância dos Pilares da Fé (Bíblia, Tradição e Magistério) destacando a real importância que devemos ter para com as Sagradas Escrituras (Lecionário Semanal; Dominical, Santoral e o Evangeliário por excelência), visto que a Palavra proclamada é presença Real de Cristo na Celebração da Santa Missa, sendo assim ressalta a importância da ESCUTA da Palavra de Deus, especialmente no Divino Sacrifício da Eucaristia – Missa. Conforme a Constituição do Sacrosanctum Concilium sobre a Sagrada Liturgia, nos leva refletir a cerca da Presença Real de Cristo no Santo Sacrifício através da Pessoa do Ministro; das Espécies Eucarísticas; na Palavra; dos Sacramentos e na Assembleia/ Igreja. Alerta quanto aos abusos e excessos cometidos com a Eucaristia, evidenciando as “diferentes” e “permitidas” formas de comungar do Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Faz uma breve explanação sobre Noções de Bíblia, Gêneros Literários e sua importância na Liturgia. Traz o exercício da Lectio Divina como prática eficiente de oração com a Palavra de Deus. Em uma crescente perspectiva de construção do conhecimento e crescimento espiritual, estamos buscando cada vez mais fomentar entre nós paroquianos o amor, o respeito e a fidelidade a Igreja de Jesus Cristo, afinal só se ama aquilo que se conhece verdadeiramente.