RETIRO ESPIRITUAL PAROQUIAL 2020

Notícia: Pascom | Publicação: 16/02/2020

RETIRO ESPIRITUAL PAROQUIAL 2020

Fotos: Mário Ribeiro

Com o tema da Campanha da Fraternidade “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), aconteceu nos dias 15 e 16 de fevereiro, no Centro de Formação Ederval Falcão o Primeiro Retiro Paroquial.

Sabemos que Jesus se retirava para orar e muitas vezes Ele subia ao monte (Mt5,1). Assim, fomos convidados a “subir a montanha” e a fazer a experiência do “deserto”, da oração, da meditação. E foi nesta perspectiva que o Padre Francismário fez a motivação inicial do Retiro, no sábado, com o tema “A espiritualidade do cotidiano”, levando todos a refletir sobre a necessidade do silêncio para escutar Deus, apesar das forças contrárias que o mundo oferece.

Com o tema "As bem-aventuranças: pedagogia da santidade (Mt 1-11)", o Retiro foi reiniciado no domingo, quando o Padre Francismário apresentou a experiência das bem-aventuranças como caminho proposto por Jesus para se alcançar a santidade. Uma rica exposição, à luz da Carta Apostólica do Papa Francisco Gaudete et Exultete, sobre o chamado à santidade no mundo atual, levou à assembleia reflexões importantes.

Tomando por base a Primeira Carta de São Paulo aos Corintios, “acima de tudo o amor”, Padre Francismário refletiu a necessidade de se operacionalizar a fé, pois, como sabemos, a fé sem obras é morta. E reforçou: das três virtudes teologais - fé, esperança e caridade - Jesus disse que a principal delas é a caridade (o amor), o primeiro dos seus mandamentos. E observou que o exercício da caridade conduz à santificação, desde que a obra não seja anunciada, propagada.

O retiro foi encerrado na presença do Cristo Eucarístico, na acolhedora Capela do Centro de Formação, conduzido pelo Diácono Elielson, onde cada um se colocou diante do “Rei dos reis” e fez o seu propósito de por em prática tudo que ouviu e aprendeu, seja na vida particular ou comunitária. Vale registrar a presença do Monsenhor Luiz Rodrigues, acompanhando o Retiro que foi pregado com muita sabedoria pelo Padre Francismário, além de vários jovens, especialmente os crismandos da paróquia.