Senhora Aparecida

Mons. Luiz Rodrigues Oliveira - Pároco

Como é assaz sabido, há cerca de 300 anos, em águas do rio Paraíba do Sul, uma pequenina imagem de cor negra, fora encontrada por três pescadores. Homens simples, pobres. Imagem pequena, sem nenhum brilho artístico e, ainda por cima, de cor negra!

Com o decreto do primeiro ministro inglês (Bill Aberdeen, em 1751) que proibia o tráfico de escravos da África para a América, o Brasil vivia um período pré-abolicionista. Evoluiu por essas bandas o sonho de abolição da escravatura e leis agora emanadas do parlamento brasileiro como a do ventre livre e a do sexagenário vieram culminar com a chamada lei áurea, sancionada pela então princesa Isabel.

Áurea, porque assinada com uma caneta de ouro... Isso é parte da nossa história. Um misto de lenda, contos, mentiras e verdades... assim é o Brasil, assim também é a humanidade.

Por que teria Nossa Senhora da Conceição aparecido a esses pescadores e com imagem tão emblemática é uma pergunta que não quer calar. Alguma referência às lutas abolicionistas, tendo em vista o Magnificat: "O Senhor depõe do trono os poderosos e exalta os humildes"? Os pescadores eram homens muito pobres e sem relevante destaque na sociedade para merecerem credibilidade pública das suas afirmações. Os negros eram (e ainda o são) discriminados e marginalizados. Por que essa imagem de cor negra? Quem teria lançado nas águas do Paraíba essa pequenina imagem negra? Algum escravo que a trouxera da África e aqui não a pôde venerar? Talvez sim, talvez não.

Essas e tantas outras, são perguntas que o tempo não respondeu.

Para além das ilações que venhamos a desenvolver, importa considerar a extensão histórica desse fato e a sua relevância para a fé dos brasileiros. Decorridos mais de 300 anos, a devoção à Virgem da Conceição Aparecida só tem crescido no país. Padroeira do Brasil, rainha do Brasil, etc. são títulos que a identificam com a nossa história, nossa cultura e nossa fé.

Agradecendo a Deus por tantas riquezas da nossa "alma católica", celebremos com toda a Igreja que está no Brasil este ano Santo Mariano, renovando nossos compromissos com nosso batismo, nossa Igreja e nosso Deus e, "salve a Mãe de Deus e nossa, sem pecado concebida, salve a Virgem Imaculada, oh Senhora Aparecida"!

- MENSAGENS
- PASTORAIS